top of page

Qual a máquina ideal para iniciar no universo da costura!

Atualizado: 26 de abr. de 2021

#Informação: Não compre no impulso, a informação é sempre o melhor caminho para uma boa escolha e não ter arrependimento futuro. Veja com tua costureira, com amigas, professores de costura, em fóruns e também faça uma pesquisa minuciosa na internet. Pesquise em sites de fabricantes e nos sites que proporcionam preços comparativos, estes auxiliam na busca do menor preço e comparam produtos e marcas diferentes. Leia também resenhas e avaliações dos consumidores. Feito isso terás ideia de valores e verás todas as marcas e modelos disponíveis no mercado. Em posse de todos esses elementos, como modelo e valores da internet, vá até uma loja física, analise se realmente é tudo que o site promete, normalmente a loja física tem um valor mais alto, mas ver o produto te dará segurança para adquirir na internet.

Dica: Avalie a relação custo-benefício.

#TiposDeMáquinas: Existem dois tipos, as mecânicas e eletrônicas. Ambas utilizam energia elétrica e tem o pedal de controle de velocidade para costurar.

Dica: As máquinas para iniciantes variam bastante, por isso é importante compará-las.

Máquina Mecânica: É a mais comum, sendo que a escolha de pontos é feita manualmente ajustados através dos seletores. Elas são indicadas para iniciantes que pretendem aprender e aperfeiçoar suas técnicas.

Máquina Eletrônica: É mais cara que a mecânica. Na máquina eletrônica a seleção do ponto é feita no painel eletrônico, basta selecionar o padrão desejado no painel e os ajustes são feitos automaticamente. Ela costuma ser equipada com mecanismos complexos capazes de administrar tarefas diferentes e complicadas.


#RecursosMáquinaDeCostura: É possível trabalhos lindos de artesanato e vestuário apenas com o ponto corrido, o reverso e ziguezague.

✂ Costura reta e ziguezague são pontos básicos que estão em qualquer máquina doméstica, com esses pontos irás pregar zíper, unir tecido e fazer acabamento nas bordas.

✂ Os pontos flexíveis servem para costurar tecidos que tenham elasticidade, a exemplo da malha.

✂ Existem máquinas que fazem caseado manual, automático de quatro passos e de um passo apenas.

✂ Os pontos decorativos servem para enfeitar as peças.

✂ Há maquinas de base plana e também de braço livre, estas oferecem algumas facilidades na costura, que consiste na remoção de uma parte da plataforma de costura, criando um espaço mais estreito, permitindo costuras em círculos, tais como: mangas, punhos e barras. A maioria das máquinas oferecem esse recurso.

✂ O recurso das 3 posições da agulha agilizam a costura.

✂ Precisão da máquina: a velocidade do ponto, a uniformidade, a largura, o comprimento, o controle da tensão da linha e a precisão do pé calcador determinarão a qualidade do produto.​ #TuasNecessidades: Entenda tuas necessidades respondendo as perguntas abaixo:

✂ Quais produtos desejas fazer?

✂ Irás trabalhar com todos os tipos de tecidos ou um em especifico? Quais tecidos. Ex: leves, pesados, malha ou plano.

✂ Irás fazer quilting e/ou patchwork?

✂ Tens interesse em fazer bordados à máquina?

✂ Teus projetos necessitarão de pontos decorativos?

✂ Pretendes usar bastante o caseador?

✂ Teu espaço comporta uma máquina de gabinete ou terá que ser portátil?

✂ Qual tua disponibilidade financeira para aquisição da máquina?

✂ Qual tempo que realmente ficarás envolvido na máquina?

✂ Já tens uma preferência por marcas? Quais? Por qual motivo? #MarcasEModelos: Identificado tuas necessidades, a escolha fica facilitada, evitando assim um modelo muito básico, onde os teus projetos exigiriam um modelo de mais recursos ou gastar com uma máquina de muitas funções que nunca irá usar. Então é hora de pesquisar marcas e modelos. Dica: Analise todas as marcas disponíveis no mercado. #MáquinasUsadas: As máquinas antigas são excelentes por terem estrutura robusta e serem mais potentes. Se essa for tua opção, avalie:

✂ Elas costumam vir embutidas em mesas de madeira (gabinetes), mas caso não haja espaço em teu ambiente, lojas especializadas oferecem caixas de madeira para embutir a máquina, deixando-a portátil.

✂ Observe para que a mesa de madeira (gabinete) não tenha sinal de cupim, de ferrugem e confira se todas as peças estão em boas condições.

✂ Busque lojas que forneçam manutenção e garantia. Caso compre de desconhecido, faça uma boa avaliação testando a máquina antes de concluir a compra. #MáquinasNovas: Para os modelos novos, é importante verificar se a marca possui assistência técnica autorizada na tua cidade.

#PesoDaMáquina: A máquina portátil é mais prática, podendo ser transportada com facilidade e na falta de espaço, pode ser guardada no armário até o próximo projeto. Mas tenha cuidado ao adquiri-la, pois as máquinas antes feitas de ferro, foram substituídas por plásticos resistentes, ficando muito leves, desestabilizando a costura. Procure uma máquina forte e estável, lembre-se que a costura evolui com a prática e, em pouco tempo sairás do nível iniciante, portanto, é importante que a máquina tenha um peso razoável para que a tua desenvoltura não faça com que a máquina trepide na mesa comprometendo o bom acabamento da costura.

Dica: Máquinas de maior rendimento na costura devem ser mais pesadas.

#VelocidadeDaMáquina: A capacidade do motor também deve ser observada. A velocidade da máquina é medida em rotações por minuto (RPM), ou seja, pela quantidade de giros que o motor suporta em 60 segundos. Assim, quanto maior o índice de RPM da máquina de costura, mais pontos por minuto fará e maior será a sua velocidade.

Dica: Ao pesquisar em sites, procure a descrição e veja todas as informações técnicas da máquina escolhida, ex: tipo, material, os recursos, alimentação, peso aproximado, dimensões e acessórios acompanham a máquina. #MáquinaPerfeita: Não compre pela emoção, pela beleza ou pelo preço. Uma máquina perfeita é aquela que atende completamente às tuas necessidades de costura, então compre pela funcionalidade, considere o que a máquina pode oferecer de recursos para execução dos teus projetos.



Comments


 © 2010 -2025  Todos os direitos reservados

Silvia Medeiros Designer

bottom of page